depoimento #10

De vez em quando, geralmente aos domingos, ela sentava quieta debaixo daquela árvore. Ali, tá vendo? É uma laranjeira. Não era normal vê-la daquele jeito: sandália de dedo, um vestido azul de algodão desbotado, cabelos desalinhados. Puxava os galhos da árvore e pegava as laranjas. Depois sentava. Eu fiz aquele banquinho de madeira com caixas de frutas só para ela. Pintei e desenhei umas flores… foi um trabalho bonito.

Ela sentava, abria as pernas e colocava as laranjas entre o vão do vestido. Não, moço, nunca tive intenção com ela. Não era para mim, com certeza. Vou lhe contar uma coisa: minha mãe casou com um primo de primeiro grau – meu pai. Ele era o filho único e adorado de uma tia viúva que, só de raiva, amaldiçoou os noivos: disse que o filho ia nascer azarado. Rogou feitiço. Este sou eu, moço. E essa é outra história, não vai lhe interessar. De qualquer maneira, gostava de vê-la sentada ali comendo as laranjas, isso eu lhe digo. Enfiava gomos inteiros na boca. Uma a uma, devorava com um prazer que dava gosto. Depois que ela foi embora, o senhor acredita que a árvore nunca mais teve umas laranjas bonitas como antes? Hoje em dia, ta assim, galhos secos. Acho que vai morrer.

Tempos atrás ela reapareceu por aqui para visitar a minha mãe – que deus a tenha. Minha mãe tinha noventa e dois anos quando se foi. A velha gostava muito dela. A velha era fogo. Tinha um gênio do cão e, mesmo sem enxergar muito bem, ainda guardava a chave do armário das comidas no bolso. Pode? Quando a mulher chegava mais cedo ia lá pro quarto da mãe para pentear os cabelos brancos da velha. Não sei que tanto tinham para falar, mas passavam horas conversando e assistindo televisão. E a velha me dava a chave para eu buscar biscoitos e aquecer a água do chá. Eu fazia, mas, vai entender, né? Como se não fosse o bastante uma mulher daquelas por esses lados, o que tinha de tanto assunto para falar com uma anciã como a velha?

Anúncios
Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: